A terceirização de mão de obra pode ser a solução para seu condomínio

Muitos síndicos sequer imaginam, mas a terceirização da mão de obra pode ser a solução para seus condomínios. No entanto, claro, essa é uma decisão que precisa ser muito bem pensada antes.

Isso porque não é uma tarefa simples entregar a portaria do prédio, a limpeza, a segurança, a jardinagem, a manutenção e tantos outros na mão de uma empresa, visto que pode haver prós e contras.

O fato é que o mais importante é que o gestor de um condomínio fique atento às partes envolvidas, para que a responsabilidade também possa ser dividida com os condôminos.

No nosso país a terceirização de mão de obra é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum, visto que resolve uma série de problemáticas que envolvem a contração de funcionários diretos.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre como a terceirização de mão de obra pode ser a solução para seu condomínio, continue lendo e vamos descobrir!

Como a terceirização de mão de obra pode ajudar

Sem dúvidas existe uma série de vantagens na terceirização de mão de obra, mostrando o porquê que cada vez mais condomínios estão adotando esse método de contratação.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essas vantagens da terceirização de mão de obra:

  • Melhor capacitação dos funcionários

Atualmente é difícil que os síndicos tenham tempo de capacitar cada funcionário, especialmente com o crescimento de síndicos profissionais.

A solução, então, é a terceirização de mão de obra, que garante funcionários mais capacitados na realização de suas funções.

A indústria e comércio passaram por esse processo há bem pouco tempo atrás, contratando terceirizados especialmente nas áreas de zeladoria, limpeza e segurança.

Além disso, outro ponto importante é relativo ao treinamento, reciclagem e qualificação dos funcionários, que passam a ser de responsabilidade da empresa terceirizada.

São essas empresas que também ficam inteiramente responsáveis pelo pagamento dos salários e direitos do funcionário, substituição em caso de falta, supervisão das tarefas e tudo mais que se relaciona com a gestão dos funcionários.

  • Aumenta o custo, mas diminui as preocupações

Obviamente os gastos de terceirização de mão de obra vão depender do tamanho do condomínio em questão e outros detalhes,

A estimativa é de que 50% dos custos de um condomínio vertical seja com pessoal e esse número sobe para 65 no caso de condomínios horizontais.

No caso da terceirização de mão de obra, o custo pode chegar a ser de 15% a 20% maior do que na contratação direta.

Um dos principais causadores desse acréscimo é que as empresas tendem a pagar salários e direitos acima daqueles estipulados nas Convenções Coletivas da categoria.

Mais do que isso, dependendo do tipo de contrato estabelecido, as empresas ainda assumem a responsabilidade por prejuízos causados no condomínio, podendo até ressarcir o mesmo, sempre que foram causados pela atitude inadequada de seus funcionários.

Mesmo assim, a relação entre custo e benefício tende a ser bastante vantajosa considerando a grande diminuição da dor de cabeça.

Outras dicas ao optar pela terceirização de mão de obra

Além de avaliar os itens citados acima, existe mais algumas dicas que podem ser seguidas para garantir seu sucesso na terceirização de mão de obra do seu condomínio, veja:

  • Antes de contratar uma ou outra empresa, faça cotações e solicite documentos ou referencias que provem a atuação da mesma no mercado de forma idônea e confiável.
  • Depois de contratar, não esqueça de solicitar os comprovantes de pagamentos dos benefícios e encargos dos funcionários, sempre seguindo o que foi estipulado na Convenção Coletiva de trabalho de cada categoria.
  • Acompanhe se os direitos dos funcionários estão sendo concedidos, tais como férias, 13° salário e outros.
  • Procure condicionar o pagamento da empresa à apresentação das guias de FGTS, INSS, comprovantes de benefícios, folha de pagamento e etc.
  • Depois de alguns meses de terceirização de mão de obra, faça uma pesquisa de satisfação entre os condôminos em relação aos serviços prestados.

Parece bastante coisa, mas a verdade é que alguns cuidados são essenciais para evitar dores de cabeça no futuro.

Então, se você está precisando de uma cotação para a terceirização de mão de obra, conte com a Engelink! Faça sua tomada de preços agora mesmo!

Sliding Sidebar