Cartilha do Síndico contra o Coronavírus

Em janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre uma doença transmitida pelo Novo Coronavírus (COVID-19) na China, atingindo um número significativo de pessoas, causando desde leves infecções respiratórias até casos mais graves. 

Em humanos a transmissão ocorre de pessoa-a-pessoa, ou seja, o coronavírus pode ser transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros, assim como pelo contato com as mãos contaminadas com secreções respiratórias que contenham vírus. 
Com o objetivo de prevenir seus condôminos contra o Coronavírus, a Engelink preparou alguns conteúdos com orientações e boas práticas que devem ser tomadas para evitar a contaminação em condomínios.

Oriente seus condôminos e funcionários sobre a importância da higienização das mãos. O uso do álcool em gel 70% e a lavagem das mãos com sabonete líquido e água devem ser incentivados. A manutenção de sabonetes e papel em todos os banheiros é fundamental.

Alguns locais no condomínio podem ser mais nocivos por conta da falta de circulação de ar.
Ambientes ventilados diminuem as chances do vírus se propagar. É imprescindível que haja circulação de ar nas áreas comuns do condomínio. Oriente seus condôminos e funcionários sobre a importância em manter janelas e saídas de ar abertas.

Quanto às áreas com menos fluxo de ar, como elevadores e corredores, o ideal é que haja pouca circulação de pessoas.

Intensifique a higienização desses ambientes de fluxo de pessoas, incluindo maçanetas, torneiras, porta papel toalha, computadores, botões de elevadores, corrimão e objetos de uso coletivo

Incentive todos para o uso da etiqueta respiratória:
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
• Cobrir o nariz e a boca com lenços/papéis descartáveis quando tossir ou espirrar;
• O lenço utilizado deve ser descartado;
• Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, ao espirrar ou tossir é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa “espirrar no cotovelo” do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os vírus são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente (telefones, maçanetas, computadores, etc.).

Algumas medidas que os síndicos podem tomar junto aos moradores para evitar o Coronavírus:
– Disponibilizar álcool em gel 70% nas áreas comuns do condomínio;
– Comunicação através de cartazes informativos sobre formas de prevenção e cuidado;
– Estimular a higiene e pouca circulação de pessoas;


A Engelink preparou um PDF para você baixar
e inserir nas áreas de comunicação do condomínio.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Sliding Sidebar