Como condomínios podem usar CFTV para melhorar a segurança

Quem mora ou administra um condomínio sabe que todo o cuidado é pouco quando o assunto é segurança. Por isso, nada melhor do que entender como condomínios podem usar CFTV para melhorar a segurança.

Sem dúvidas, a segurança é um dos principais fatores que faz um inquilino procurar um apartamento em condomínio e pode ser um fator decisivo para a escolha de um imóvel.

A instalação de um sistema de CFTV pode ser fundamental nesse sentido, afinal, é muito eficiente e pode trazer muitos benefícios para todos.

Então, se você está interessado no assunto, continue lendo e vamos saber um pouco mais sobre como condomínios podem usar o CFTV para melhora a segurança. Vamos lá?!

Melhor local para instalação das câmeras

A questão da privacidade é algo um tanto delicada para quem mora em condomínio, visto a grande proximidade entre moradores. No entanto, isso também tem como ponto positivo que leva a um aumento da segurança, pois é mais fácil identificar ações suspeitas.

No entanto, o gestor e a empresa precisam ter cuidado ao escolher as áreas e locais onde as câmeras serão instaladas, visando sempre cobrir os pontos vulneráveis mas sem restringir a privacidade dos condôminos.

Sendo assim, considere o seguinte:

  • Dar preferência a áreas comuns dos prédios, tais como locais de fluxo, lavanderia, estacionamento, salão de ginástica e outros.
  • Instalar o CFTV principalmente nas entradas e saídas dos condomínios, incluindo os portões de pedestres e o de automóveis. Isso tende a inibir a ação de criminosos.
  • Mesmo que tenha muros altos, é importante proteger o perímetro do condomínio, aumentando a segurança das cercas com câmeras.
  • Considerar a instalação também em áreas administrativas, visto que é nessas áreas que ocorrem recebimentos e pagamentos.

O importante é cobrir a maior área possível, a fim de manter toda a área comum do condomínio segura e com a supervisão de câmeras.

Principais vantagens de um CFTV

Muito mais do que um estado físico, a segurança é também um estado de espírito. No entanto, não é necessário gastar rios e rios de dinheiro, mas sim escolher a melhor forma de investir o orçamento do condomínio para aumentar a segurança dos seus habitantes.

O sistema de CFTV é um dos mais vantajosos do momento e é por isso que agora vamos conhecer os seus benefícios:

  • CFTV ajuda a inibir a ação de criminosos

Sem dúvidas, o maior e melhor benefício do CFTV é que ele inibe a ação do crime. Isso porque, se as câmeras forem colocadas em locais estratégicos, os efeitos na ação das pessoas aparecem imediatamente. Isso pois o pensamento de ser pego em flagrante já intimida qualquer tipo de atitude mal-intencionada.

  • Ajuda a reunir provas

Caso algo venha a acontecer no condomínio, as câmeras do CFTV podem ajudar muito na identificação dos culpados. Isso vale até mesmo para problemas internos, como reclamação de funcionários, problemas nos estacionamentos e etc.

Afinal, um sistema desse tipo pode usar equipamentos modernos que oferecem, não somente imagem de alta qualidade, mas também áudio do ambiente.

  • Acesso remoto

Quando um local possui um sistema de CFTV, normalmente, há a possibilidade de acesso remoto às imagens. Nesse caso, as imagens podem ser acompanhadas do celular o computador de quem tiver o acesso, bastando uma conexão com a internet.

Para isso, claro, é preciso que o acesso seja concedido a essa pessoa, mas a verdade é que é uma excelente opção para que mais de uma pessoa possa estar a par do que acontece.

  • Tranquilidade para resolver problemas internos

Especialmente em condomínios com mais unidades, a resolução de problemas internos pode se tornar uma verdadeira novela. Nesses casos o CFTV pode ser de grande ajuda, visto que as imagens podem ajudar a descobrir, por exemplo, quem colidiu em um carro que estava estacionado ou mesmo o que ocorreu no acidente com uma criança no playground.

O fato é que já se foi o tempo em que o sistema de CFTV era considerado um artigo de luxo e agora ele é considerado uma necessidade.

E o seu condomínio, já tem esse sistema? Se não, você está precisando instalar CFTV? Faça sua cotação com a Engelink.

Sliding Sidebar