Conheça os cuidados na hora de fazer reforma de fachada em condomínios

Sem dúvidas, uma grande dificuldade encontrada pelos síndicos é toda a burocracia que envolve a realização de uma reforma. Justamente por isso que não há nada melhor do que conhecer os cuidados na hora de fazer reforma de fachada em condomínios.

Além disso, sabe aquela questão de jugar um livro pela capa? Pois bem, a verdade é que a fachada do edifício é como o seu cartão de visitas é o principal responsável por definir se alguém quer morar nele ou não. Isso influencia até mesmo na valorização do imóvel.

No entanto, sempre que uma reforma de fachada é necessária, o síndico precisa estar ciente de que certos cuidados são essenciais e indispensáveis para a realização do processo.

Além disso, ter uma fachada em dia ajuda não somente para a boa aparência do condomínio, mas também para a segurança dos moradores e da vizinhança.

O fato é que a maioria dos problemas que demandam uma reforma de fachada possuem sua origem em questões relacionadas a construção do edifício, seja uma mão de obra pouco qualificada ou uso de materiais de baixa qualidade.

Então, se você está interessado nesse assunto e quer saber mais sobre os cuidados na hora de fazer reforma de fachada em condomínios, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Reforma de fachadas, os cuidados essenciais para evitar problemas

Como já foi dito, todo o cuidado é pouco quando o assunto é a reforma de fachadas de condomínios.

Isso porque existem regras específicas que devem ser seguidas para resolver os problemas atuais, mas sem gerar novos problemas para o futuro.

Então, veja algumas dicas importantes e cuidados que devem ser tomados na hora de fazer reforma de fachada em condomínios:

  • Conte com um profissional

Antes mesmo de começar qualquer reforma de fachada no seu condomínio, contrate um arquiteto. Se o caso for uma manutenção de fachada, a contração é, inclusive uma necessidade legal para a realização do projeto.

O motivo disso é que o arquiteto que foi contratado para fazer o projeto do prédio na época de sua construção é o detentor dos direitos legais do mesmo.

Então, é essencial tomar as medidas necessárias para que a obra ocorra sem riscos de infrações e nem de processo para o condomínio no futuro.

  • Atenção ao acabamento

Nos dias de hoje, existem muitos materiais que podem ser utilizados na fachada dos condomínios, tais como pedras, pastilhas, concreto aparente, cerâmica e outros. No entanto, cada um desses materiais irá demandar um certo tipo de manutenção.

Justamente por isso é que o ideal é contratar uma empresa especializada no material que compõe a fachada que será reformada. Assim, a qualidade do serviço não irá comprometer nem a infraestrutura do prédio, nem mesmo sua estética.

  • Limpeza sempre programada

O fundo de reserva tem muitas utilidades e, uma delas, é justamente a manutenção do condomínio. A limpeza é algo que deve sempre estar previsto.

Em algumas localidades de mais chuva, em prédios de ruas não pavimentadas ou mesmo próximos de terrenos arenosos, tendem a exigir uma limpeza mais frequente.

Isso melhora a estética do prédio e também aumenta o tempo de manutenção entre as reformas de fachada.

  • Atenção à legislação

Em algumas cidades, tanto a limpeza quando a manutenção das fachadas de condomínios são alvo da legislação municipal.

Nesses casos, esses itens devem estar de acordo com os requisitos da lei para que o condomínio não esteja sujeito a receber multas.

Segundo a legislação de São Paulo, por exemplo, o condomínio não pode ficar mais de 5 anos sem realizar a manutenção da sua fachada. Isso tem como objetivo manter a qualidade estéticas das edificações e ainda evitar acidentes com pedestres e moradores.

  • Procure por mão de obra especializada

Como já foi dito, é fundamental encontrar mão de obra especializada para a realização da reforma da fachada. Assim é possível ter a garantia de que o serviço será bem feito e seguirá os padrões de segurança que são importantes.

Então, se você está precisando fazer uma reforma de fachada no seu condomínio, clique aqui e faça uma cotação de fornecedores com a Engelink. É gratuito, rápido e fácil!

Sliding Sidebar