Contratação de fornecedores

Os cuidados na contratação de fornecedores para condomínios

Sem dúvidas, contratar fornecedores nem sempre é uma missão fácil, afinal, o síndico pode ser diretamente implicado em casos de negligência. Justamente por isso é essencial conhecer os cuidados na contratação de fornecedores para condomínios. Pois bem, seja para realizar uma reforma, para a conservação de uma área ou para a manutenção predial, a contratação de fornecedores para condomínios exige muito cuidado.

Isso porque em casos de imprudência ou imperícia da empresa, o síndico, que é o contratante, pode ser implicado em um processo de negligência e ninguém quer isso, não é mesmo? Sendo assim, conhecer a empresa que será contratada e pedir indicações dos seus serviços já é um bom começo para esse processo, embora isso não seja tudo.

Já pensou em ir visitar o escritório ou a sede da empresa que está pensando em contratar? Já pensou em pedir indicações de referências de clientes anteriores? Tudo isso é essencial para cercar-se de mais e mais garantias de que a empresa é séria, idônea e responsável.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobe os cuidados na contratação de fornecedores para condomínios, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Cuidados na contratação de fornecedores para condomínios

Existem muitos serviços que podem ser necessários em um condomínio e é por isso que um síndico deve sempre estar atento aos detalhes para não ficar em risco. Isso porque cada tipo de serviço exige um fornecedor diferente e nada como estar preparado para realizar uma contratação eficiente e ágil.

Então, vamos ver algumas dicas e cuidados na contratação de fornecedores para condomínios:

Cuidados na contratação de fornecedores para reforma de fachada

Se o seu condomínio está precisando realizar algum tipo de reforma ou reparo em sua fachada, é hora de botar as mãos na massa e procurar o fornecedor ideal. Muito mais do que preço, é interessante conhecer a sede da empresa, conferir se a documentação está em dia e se os funcionários estão devidamente regularizados e recebendo seus direitos.

Contate também um antigo cliente e veja se correu tudo bem durante a obra. O mais importante é que a empresa seja especializada nesse tipo de serviço, visto que a reforma de fachadas possui regras rígidas e bem específicas. Durante a realização do serviço, verifique se os funcionários estão usando o equipamento de proteção, se a fixação dos andaimes está bem feita, se as passagens estão protegidas e se tudo está de acordo para evitar riscos.

Cuidados na contratação de fornecedores para manutenção predial

Estar atento à documentação da empresa que está sendo contratada para manutenção predial, bem como os alvarás necessários para a execução de sua função é um dos principais cuidados na contratação de fornecedores para condomínios. O uso de equipamentos de segurança, bem como vestimentas adequadas para a função são essenciais e indispensáveis também.

Cuidados na contratação de fornecedores para síndico profissional

Quando o assunto são os síndicos profissionais, o maior cuidado que devemos ter é a checagem das referências fornecidas pelo mesmo. Embora não seja necessário que o profissional tenha curso profissionalizante, é importante que tenha, pelo menos, experiencia na área de gestão condominial.

Faça também uma entrevista pessoal, veja se sua comunicação é boa e se ele tem uma boa capacidade de gerir conflitos. Escrever bem também é algo importante para manter tudo em dia.

Cuidados na contratação de fornecedores para prevenção de incêndio

Estar em dia com o programa de prevenção de incêndios é algo fundamental e indispensável para todo e qualquer condomínio. No entanto, para isso, é preciso conseguir o fornecedor adequado, para que tudo esteja dentro dos conformes. O prédio deve conter placas que orientem o morador em caso de incêndio, extintores dentro da validade, saídas de emergência livres e etc.

Assim, é essencial que haja uma vistoria para atestar as condições da edificação no que diz respeito à suas condições de segurança em casos de incêndios.

Cuidados na contratação de fornecedores para energia solar

Aqui os cuidados na contratação de fornecedores para condomínios na instalação de energia solar não se diferem muito dos demais. Isso porque um desses cuidados é consultar o histórico da empresa, tanto no que diz respeito aos trabalhos anteriores quanto na sua documentação.

É importante também verificar a procedência dos equipamentos que serão instalados, visto que devem ser aprovados pelo INMETRO. Garanta também que os fornecedores para condomínio ofereçam garantia de vida útil dos módulos fotovoltaicos, garantindo que o investimento vai ser compensando com os anos de uso.

Cuidados na contratação de fornecedores para impermeabilização

Nesse caso, a capacitação profissional é um dos principais cuidados na contratação de fornecedores para condomínios. Isso porque a impermeabilização é um processo que também exige muito conhecimento. Sendo assim, se forma mal realizada, é dinheiro jogado fora.

Verifique também se o fornecedor trabalha com produtos de qualidade reconhecida e se isso está claro na sua proposta. É essencial também procurar uma empresa especializada no procedimento de impermeabilização, que tenha o devido registro para atuação nessa atividade. O orçamento também deve vir com a descrição das etapas do procedimento, para que o síndico ou o encarregado do condomínio possam acompanhar o processo.

Por fim, nunca devemos esquecer do uso dos equipamentos de segurança, que são essenciais em qualquer caso.

Cuidados na contratação de fornecedores para vistoria predial

A vistoria predial é o processo que avalia como está a edificação e realiza o registro de possíveis falhas, manifestações e anomalias. Isso quer dizer que uma vistoria mal feita pode comprometer a integridade de toda a edificação, deixando de notificar a necessidade de algum reparado importante.

Sendo assim, o profissional que realizará esse serviço deve estar devidamente habilitado para isso. Então, certifique-se de que ele está apto para a tarefa e devidamente registrado nos órgãos competentes.

Cuidados na contratação de fornecedores para reformas em condomínios

Quando ao assunto é a contratação de fornecedores para realização de reforma de condomínio, o preço sempre tem um peso preponderante. No entanto, é preciso estar atento também à qualidade do serviço e dos materiais utilizados. Exija também que a empresa apresente uma proposta, e posteriormente um contrato de prestação de serviço, com o detalhamento do que será feito. As datas de entrega dos serviços também devem estar em contrato.

Não contrate empresas com funcionários em situação irregular, sob pena de processos ao condomínio. Além disso, peça para ver outros serviços já realizados a fim de conferir a qualidade do mesmo.

Por fim, lembre-se que dependendo da reforma que será realizada, o síndico deve solicitar que a empresa indique um engenheiro civil e contrate um seguro de responsabilidade civil para obras.

Confira 9 dicas para realizar reformas em condomínios.

Cuidados na contratação de fornecedores para CFTV

Segurança é um assunto com o qual não se brinca. Sendo assim, confira se o fornecedor possui certificação para a instalação dos equipamentos de CFTV, se está registrado no CREA, bem como se estão cumprindo devidamente das NRs dessa atividade. Seja qual for o serviço para o qual sejam necessários os fornecedores para condomínios, tente cercar-se de todas as precauções necessárias para evitar riscos e garantir os melhores resultados para a sua gestão.

Aproveite essas dicas e tome os devidos cuidados na contratação de fornecedores para condomínios e se estiver precisando contratar algum fornecedor, clique aqui e faça uma cotação gratuita com a Engelink!

1 comments On Os cuidados na contratação de fornecedores para condomínios

Comments are closed.

Sliding Sidebar